Ariquemes e mais oito cidades passam para a quarta fase de abertura do comércio e distanciamento social

Ariquemes e mais oito cidades passam para a quarta fase de abertura do comércio e distanciamento social

O governo reclassificou essas nove cidades, devido o número de mortes e contágio pelo covid-19 nessas regiões terem caído.

O governo do Estado publicou uma portaria conjunta nesta quinta-feira (22), onde reclassifica as fases das cidades rondonienses diante da situação de pandemia.

Além de Ariquemes, Porto Velho, Mirante da Serra, Candeias do Jamari, Primavera de Rondônia, Guajará-Mirim, Chupinguaia, Pimenteiras do Oeste e Vale do Paraíso passam a quarta fase de abertura do comércio e distanciamento social. 

O governo reclassificou essas nove cidades, devido o número de mortes e contágio pelo novo coronavírus nessas regiões terem caído.  

Com isso, fica permitida a abertura comercial ampliada com prevenção contínua, reabertura total com os critérios de proteção à saúde coletiva, enquanto houver circulação do vírus sem medida de proteção efetiva (vacina).

De acordo com o governo, casas de eventos, bares e boates com capacidade de até 1 mil pessoas poderão abrir com capacidade limitada a 50% do que o estabelecimento pode comportar, porém os clientes devem manter distância mínima de 120 cm.

Também está autorizando a retomada de aulas presenciais em escolas e faculdades privadas e públicas municipais de Rondônia. O decreto já está em vigor, mas as atividades da rede estadual de educação continuam suspensas.

Ainda segundo o decreto, os pais ou responsáveis dos alunos menores de idade poderão optar pelo ensino presencial ou manter o ensino remoto (virtual), independente de ser grupo de risco. A mesma regra vale para estudantes acima de 18 anos, que terá “seu poder de decisão”.

Confira o decreto e a reclassificação dos municípios: