Churrasco de tambaqui será realizado em Ariquemes e mais 9 cidades de Rondônia

Churrasco de tambaqui será realizado em Ariquemes e mais 9 cidades de Rondônia

Serão assadas 4,6 mil bandas deste peixe nativo da região amazônica, num total de 6,6 toneladas.

Dez cidades de Rondônia vão realizar simultaneamente no dia 27 de setembro o Festival Tambaqui da Amazônia, onde serão assadas 4,6 mil bandas deste peixe nativo da região amazônica, num total de 6,6 toneladas. Por causa da pandemia, a retirada das bandas assadas serão realizada no sistema drive-thru, atendendo as normas de segurança.

O evento é realizado tradicionalmente desde 2017 em Ariquemes. Neste ano, a Associação de Criadores de Peixes de Rondônia (ACRIPAR) em parceria com o Sebrae e o Governo do Estado, através da Seagri, Emater e Superintendência de Comunicação, vão expandir a realização do evento. O evento também conta com a parceria para sua efetiva de: Lions Clube, Hospital do Amor, Agro Fish Nova Aurora, Agroindústria Rodrigues, Rondofish, Peixe BR, Pescados do Vale, Zaltana, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, através da Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP-MAPA).

Os organizadores querem valorizar o Tambaqui e ainda promover ações solidárias com a os resultados a serem obtidos com a comercialização das bandas assadas do pescado, que pode ser adquirida por R$ 15,00, sem espinhas e pronta para o consumo.

O presidente da ACRIPAR, Francisco Hidalgo Farina, explica que esta edição do Festival do Tambaqui vai evidenciar o potencial de produção dos mais diversos municípios rondonienses. “Mesmo nesta época de pandemia, a produção do peixe de cultivo teve aumento, por causa do aumento do consumo. Queremos mostrar o potencial da nossa piscicultura e ainda destacar que os nossos piscicultores são solidários”, explica.

CIDADES

O Festival Tambaqui da Amazônia vai ser realizado em: Ariquemes, Monte Negro, Itapuã, distrito de Triunfo (Candeias do Jamari), Porto Velho, Ouro Preto D’Oeste, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Vilhena e Cacoal. Em cada uma dessas localidades foi constituída uma coordenação local, que está realizando a venda antecipada das bandas de tambaqui.

Fonte: A Assessoria